Blog

Blog

Toxoplasmose: a culpa não é do gato

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se você tem o costume de entrar em grupos de amantes de gatos no Facebook, já deve ter visto quantos animais são colocados para adoção porque sua tutora engravidou. Inclusive com médicos sugerindo que essas famílias se desfaçam de seus gatos por causa do perigo de doenças.

In total there are less than 60 native fish species in the lake, but more than half of these are endemic. The families Abyssocottidae (deep-water sculpins), Comephoridae (golomyankas or Baikal oilfish) and Cottocomephoridae (Baikal sculpins), and the subfamily Cottinae (part of the cottid family) are entirely restricted to the lake basin.

Se junto à comunidade médica já existe este tipo de ignorância, imagine entre o cidadão comum que prefere dar ouvidos à tal sabedoria popular a fazer uma pesquisa rápida no Google. Pois bem, a toxoplasmose é uma das doenças mais citadas nesses casos, então, vamos falar sobre ela.

A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma godii e é assintomática, ou seja, você pode ter e não saber. Ela é transmitida de animas para o homem, mas as formas de transmissão mais comuns para o ser humano NÃO TÊM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O GATO.

O parasita que causa a toxoplasmose pode infectar todos os mamíferos e os gatos são os únicos a elimina-los pelas fezes. Então é extremamente improvável que você pegue a doença do seu gato, já que é preciso que uma série de fatores ocorram simultaneamente para isso:

- Seu gato tem que estar contaminado (se você o mantém dentro de casa, sem acesso à rua, dificilmente ele terá contato com a doença) - Que as fezes do gato fiquem no lugar por mais de 24 sem serem recolhidas (então, e preciso um mínimo de higiene com a caixa de areia) - Que se tenha contato com as fezes do animal, com as mãos nua e que as leve à boca ou manipule alimentos (novamente, um mínimo de higiene já resolve já que duvidamos que você coma cocô de gato)

E mesmo que o gato esteja contaminado, se você tomar cuidados com a higiene da caixa de areia, lavar as mãos SEMPRE após limpar a caixa, dificilmente pegará a doença. HÁ FORMAS MAIS COMUNS DO SER HUMANO PEGAR TOXOPLASMOSE, COMO INGERIR CARNES CRUAS OU MALPASSADAS, FRUTAS E VERDURAS CONTAMINADAS E ATÉ PELA ÁGUA QUE NÃO TENHA RECEBIDO TRATAMENTO SANITÁRIO ADEQUADO.

E o gato só irá contrair a doença se ele comer carne contaminada (se comer um roedor, pássaro ou outro animal doente, ou se alguém de carne crua infectada).

Ou seja, se você cuidar dele corretamente, NÃO O DEIXA SAIR PR DAR VOLTINHAS, e o alimenta em casa, seja com ração seca ou úmida ou alimento natural (limpo e muito bem cozido), dificilmente ele terá contato com a doença.

Por ser uma doença assintomática pode ser que o gato nunca apresente sintomas, mas os mais comuns são:

- diarreia - falta de apetite - febre - apatia - dificuldade de respiração - sistema imunológico enfraquecido.

Percebam que os sintomas são muito parecidos com o de diversas outras doenças, então, SEMPRE consulte um veterinário para descobrir o que o bichinho tem.

©2018 Marcelinho Protetor. Todos os Direitos Reservados.

Search