Blog

Blog

FIV: Saiba mais sobre essa doença

EM TEMPOS EM QUE TANTO LUTAMOS CONTRA O PRECONCEITO, GOSTARIA DE LEMBRAR QUE ELE É O MAIOR MAL PARA QUEM VIVE COM A IMUNODEFICIÊNCIA

EU PEÇO A SUA AJUDA PARA DISSEMINAR A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ VAI LER. ISSO VAI AJUDAR MUITO OS GATINHOS DE TODA PARTE

Vocês sabiam que gatos podem ser portadores de uma imunodeficiência similar à humana?

A imunodeficiência felina chama-se FIV (feline immunodeficiency vírus), popularmente conhecida como AIDS felina quando atinge sua fase terminal, e é uma doença causada por um vírus da mesma família do virus da imunodeficiência humana - HIV (human immunodeficiency virus).

A contaminação pode afetar felinos de qualquer idade e se dá principalmente por meio da saliva, de mordidas e de arranhões, em geral ocorre por brigas entre gatos por disputa de território ou acasalamento. Por isso é muito importante que os gatos sejam castrados e não tenham acesso à rua. Fique tranquilo, pois a FIV não é transmissível aos humanos.

Quando o vírus se manifesta no gato, fragiliza o sistema imunológico e há o aumento da susceptibilidade a infecções oportunistas. Mas saiba que os gatos podem passar anos na fase assintomática, ou seja, sem apresentar sintomas.

A boa notícia é que, se diagnosticada cedo, a FIV pode ser controlada com boa alimentação, com carinho e sem estressar o felino. O veterinário ainda poderá indicar suplementos para fortalecer o sistema imunológico do bichano e assim seu gatinho poderá ter uma vida longa e com qualidade de vida.

Quero pedir que vocês abram o coração para um gatinho FIV +.
Devido à falta de informação, e acredito que é a falta de informação que gera o preconceito, os gatinhos FIV+ são rejeitados e acabam não tendo chances de ter um lar.

Aqui no abrigo temos gatinhos peludos, fofos, lindos e carinhosos esperando só uma chance de ser feliz.

Abaixo você vê alguns dos nossos gatinhos com FIV.

Tags:
©2021 Marcelinho Protetor. Todos os Direitos Reservados.

Search