Blog

Blog

Cães e gatos não transmitem o coronavírus para humanos

Pouca gente sabe, mas o Coronavírus pode afetar um animal.Não estamos falando do Covid 19, mas de outros subtipos que agem unicamente em cães ou gatos - e outros animais. Ou seja, que normalmente não são transmitidos para outras espécies.

No caso específico do Covid 19, suspeita-se que a contaminação tenha ocorrido pela ingestão de carne de pangolim, um animal típico da Ásia e África e não há confirmação da transmissão desse vírus entre animais e humanos. E, por mais que o Covid 19 tenha sido detectado em um cão, na China, ele pode ser apenas um hospedeiro acidental e não transmite para os humanos.

A suspeita das autoridades de saúde é que apenas o consumo da carne de um animal contaminado possa trasmitir o vírus.

Há diversos tipos de Coronavírus, inclusive seis tipos que afetam unicamente os humanos. Em cães os vírus conhecidos são: Canine Coronavirus (CCoV) ou Canine Respiratory Coronavirus (CRCoV); em gatos é o coronavírus felino (FCoV), mais conhecida como PIF. E nenhum deles é transmissível para humanos.

No caso de cães, a vacinação anual evita a doença. Para os gatos, apesar de existir uma vacina contra a PIF, seus resultados ainda são controversos e não há provas que realmente evite a doença.

©2020 Marcelinho Protetor. Todos os Direitos Reservados.

Search